A manifestação dos filhos de Deus

Escrito em 17/06/2020
videirasuzanosp


A manifestaçao dos filhos de Deus

Introdução

“Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim”. João 17:22-23.

Quando Jesus disse que tem transmitido a nós, a glória que Deus lhe tem dado, Ele se referia a que?

Creio que, por falta da revelação do que seja glória, não temos aprendido o que é mais poderoso na nova aliança. E por não aprender, isso nos impede de desfrutar do todo da nova aliança.

Vamos ver o que significa glória para podermos desfrutar mais do que Jesus disse.

Glória no velho testamento

No velho testamento temos duas palavras para glória, Kabod e Kabed. Kabod significa muitas coisas: brilho, majestade, esplendor, presença de Deus, riquezas e abundâncias.

Kabed também significa muitas coisas: honra, respeito, abundância e peso (consistência).

Mas a primeira menção dessas duas palavras na bíblia apontam para riquezas. Genesis 31:1 e Gênesis 13:2. Por isso, para os judeus, para saber se alguém era abençoado pelo Senhor, era necessário ver se ele era rico. Em sendo rico, isso era um bom sinal que ele desfrutava também da glória de Deus.

Quando o templo foi reconstruído na volta dos judeus da babilônia, os judeus mais velhos que viram a glória do primeiro templo ficaram frustrados, pois, olhando de forma natural, a glória do primeiro era muito mais poderosa que a glória desse segundo templo.

Mas, o profeta Ageu, disse que a glória do segundo seria muito maior que a glória do primeiro. Ageu 2:9. Essa palavra profética se realizou de duas formas: uma literal e outra espiritual.

A forma literal aconteceu quando Jesus entrou no templo de Herodes, que era o segundo templo ampliado. Sem sombra de dúvidas a glória de Jesus é infinitamente maior que a glória do primeiro templo.

A forma espiritual ficou clara na nova aliança. Em Cristo, na nova aliança, temos muito mais glória que a velha aliança. Paulo diz isso em II Coríntios 3:7-11. Paulo diz que hoje temos uma sobreexcelente glória comparando com a velha aliança.

Glória no novo testamento

Assim, a palavra glória na nova aliança tem um valor muito além do significado da palavra glória no velho testamento. No novo testamento a palavra glória é Doxa. Essa palavra tem alguns significados: o primeiro deles é um pensamento positivo em relação a alguém que redunda em honra, louvor, respeito e majestade.  Segundo significado é esplendor, brilho. E o terceiro significado é excelência, dignidade e majestade.

Se você não sabe, esse primeiro significado dessa palavra, é o mais usado no novo testamento. Porém, esse significado poucos usam quando veem a palavra glória. Por isso, não desfrutam do poder desse significado. Glória na vida do cristão, hoje, é uma palavra meio que sem sentido prático justamente por não entender esse primeiro significado.        

Veja que o apóstolo Paulo disse que o homem perdeu a glória de Deus. Romanos 3:23. Ou seja, depois do pecado, o pensamento de Deus em relação ao homem não era mais positivo. O homem ficou completamente independente de Deus.

Mas, aí entra o que Jesus disse na oração sacerdotal em João 17: 22. Ele tem nos transmitido a glória que Deus tem dado a Ele. Em outras palavras, Jesus disse que o que Deus pensa sobre Ele, Ele tem repassado a nós. E o que Deus pensa em relação a Jesus? Esse é o Meu Filho amado em que tenho Nele todo o meu prazer. Mateus 17:5. Essa é a glória que Deus tem dado a Jesus. Esse é o pensamento de Deus em relação a Jesus. Esse pensamento produziu honra, esplendor e majestade para Jesus. Tudo isso, simplesmente, porque Deus pensa isso sobre Seu Filho amado.

Quando entramos na nova aliança, Deus passa a pensar sobre nós, o que Ele pensa sobre Jesus. Porque Jesus tem compartilhado conosco a glória que Ele recebeu de Deus.

Por isso, Paulo diz em romanos 5:1-2 que entramos na nova aliança crendo que fomos aceitos pelo que Deus pensa sobre Jesus Cristo. E se tivermos que nos gloriar, devemos faze-lo pelo que Deus pensa, agora, a nosso respeito. Ele diz mais, que por causa desse pensamento de Deus a nosso respeito, teremos paz com Deus. E finaliza dizendo que, tudo isso aconteceu porque Deus é gracioso. Foi a graça Dele que permitiu Jesus passar a nós o que Deus pensa sobre Ele próprio, Seu Filho, nosso Senhor.

Agora, estando em Cristo, Deus não nos vê mais como pecadores, mas como filhos amados e santos em Jesus Cristo. As implicações disso são poderosas.

Abraão

Nós somos da linhagem de Abraão. Abraão foi considerado justo porque creu na palavra de Deus. Quando Abraão foi parar no Egito, mesmo não sendo a vontade de Deus para que ele estivesse lá, Deus puniu Faraó por ter levado Sara para seu harém. Deus não disciplinou Abraão, mas disciplinou Faraó.

Deus não viu pecado em Abraão. Pois, já o tinha considerado justo. Se Deus pensa o bem sobre nós, quem será contra nós? Nada poderá nos resistir, porque Deus pensa o bem sobre nós. Porque Deus nos deu da Sua glória. Assim, estamos debaixo da proteção divina e nada pode nos atingir.

Quando acordamos devemos declarar o que Deus pensa a nosso respeito para nós mesmos e para o mundo espiritual a nossa volta. Isso chama-se fé na glória de Deus.

Nós, como Maria, somos muito favorecidos. Deus pensa o bem sobre nós. Estamos em paz com Deus e nada pode nos fazer mal. A não ser nós mesmos. E isso acontece quando deixamos entrar em nossas mentes uma impressão de nós mesmos diferente da que Deus tem a nosso respeito. Isso chama-se decair da graça de Deus e abrir mão da glória que Deus nos tem dado.

Por isso, podemos ter fé na bondade de Deus, pois ela está a nossa disposição. Deus nos tem dado glória. Ele tem pensamento positivo a nosso respeito e esses pensamentos positivos a nosso respeito, irão propiciar honra, esplendor e majestade em nossas vidas.

Quem vive na nova aliança está muito acima da glória da velha aliança. Nascemos em Cristo para vencer, conquistar e desfrutar.

“Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o Senhor, e a sua glória se vê sobre ti. As nações se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu. Levanta em redor os olhos e vê; todos estes se ajuntam e vêm ter contigo; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são trazidas nos braços.

Então, o verás e serás radiante de alegria; o teu coração estremecerá e se dilatará de júbilo, porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo”. Isaías 60:1-5.

 

Que Deus te abençoe.

De seu irmão em Cristo, Wilson Oliveira da Silva,  depois que Cristo partiu. Alegro-me de ter tanto tempo que Ele partiu, pois isso significa que, hoje, está mais perto Dele voltar.