Basta uma Palavra

Escrito em 16/04/2020
videirasuzanosp


 

Introdução

 

Neste tempo que temos vivido com tantas mudanças e tantos cenários novos, temos percebido uma postura na vida de muitas pessoas que não condizem com o momento que estamos passando.

 

Hoje quero ministrar sobre a palavra, o liberar a palavra.

 

Acredito que muitos hoje estão vivendo situações em sua vida que não precisavam passar, e creio que estão passando por isso simplesmente por não entenderem o poder das palavras que elas possuem.

 

Palavra é algo importantíssimo na vida cristã. Não pode ser menosprezada. Muitos, por não saberem a importância desse assunto, deixam de desfrutar do poder divino.

 

Precisamos entender que existem muitas vozes (palavras)  nesse mundo, inclusive a voz de Deus.

 

Precisamos saber a diferença entre elas e fazer a nossa escolha de qual vamos falar.

 

O que sai da sua boca vai definir a quem você serve. Pode ser você mesmo, ou o diabo ou o Senhor.

 

Hoje eu quero te ensinar algumas coisas sobre a palavra de Deus.

 

Jesus é a palavra

João 1:1-14

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. 5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. 6 Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. 7 Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, 9 a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem. 10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

 

No princípio, antes de tudo, a palavra já existia. E a partir dela, todas as coisas vieram a existir. Qualquer outra palavra que não seja Jesus, é uma imitação de Jesus.

 

A palavra é Jesus, antes de ser encarnado.

 

Depois, essa palavra se tornou carne e veio ao mundo (Jesus), que foi criado por ele. Mas, esse mesmo mundo, não o reconheceu e, muito menos, o aceitou.

 

Porque isso aconteceu? O diabo criou uma falsificação da palavra. E para piorar muito, o mundo prefere a falsificação do que o original.

 

Os que O aceitaram, recebeu poder de serem feitos filhos de Deus. Eu e você estamos nesse barco.

 

Jo 1:14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

 

Ficou claro, com a encarnação de Jesus, que tipo de palavra é Jesus: cheio de graça e de verdade.

 

Hoje, eu e você, temos que escolher que tipo de palavra vai fluir da nossa boca: a de Jesus, a original, ou a do mundo que é uma falsificação grosseira da de Jesus.

 

A palavra que nós falamos, demonstra a quem nós estamos servindo. Tudo o que sair da sua boca mostra então o caminho pelo qual você está andando.

 

Jesus disse que Suas ovelhas conhecem a sua voz (palavra). Jo 10:4 4 Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; João 10:4

 

Princiípio da primeira menção: Jesus mostra isso na questão do casamento. Podemos ver o propósito da Palavra se olharmos o princípio de quando a palavra de Deus foi estabelecida.

 

A palavra de Jesus faz o que? Três coisas. Vamos ver isso, antes da encarnação Dele. Isso está claramente descrito em Gênesis capítulo um. Vamos ver.

 

 

1) A palavra de Jesus cria

- Gn 1:3 “e disse Deus: haja luz e houve luz”.

- Criar o que não existe, mas, que seja bom aos olhos de Deus.

 

Nós fomos chamados para usar a palavra de Deus para criar coisas da maneira de Deus.

 

Tudo o que sai da sua boca tem o poder de criar alguma coisa. Quais são as coisas que estão sendo criadas através da sua boca nestes dias?

 

- Harmonia;

- Esperança;

- Sonhos;

- Reconciliação;

- Santidade;

- Paz;

- Descanso.

 

A primeira coisa quando vemos a palavra se manifestando, foi a criação da parte de Deus sendo estabelecida.

Use as palavras para estabelecer todas as coisas que você deseja viver e experimentar.

 

Os seis primeiros dias de toda a história, Deus usou somente para estabelecer toda a criação.

 

 

2) A palavra de Jesus abençoa

Gn 1:28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

 

Depois da criação ter sido estabelecida, Deus usou a sua palavra para abençoar a criação. Deus abençoa a sua criação.

 

Nossas palavras devem ser usadas para abençoar as pessoas e não para criar problemas, medo na vida das pessoas.

 

O que podemos abençoar nestes dias?

 

- O ser humano;

- Família;

- Saúde;

- Prosperidade;

- Suprimento;

- Trabalho;

- Natureza;

- Prazer legítimo.

 

Nestes dias você tem usado as suas palavras para abençoar toda a criação de Deus?

 

 

3) A palavra de Jesus comunica.

Depois de criar todas as coisas e abençoar a sua criação, Ele usou a palavra para se comunicar com a sua criação.

 

- O alimento certo (edificação);

Gn 1:29 29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.

- O que traz a morte (exortação);

Gênesis 2:17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

- Consolação qdo as coisas estão ruins.

Jo 16:33 33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

           

Hoje a maioria das pessoas está usando a palavra para comunicar as tragédias deste tempo. Li ontem que as emissoras de televisão que estão investindo em anunciar as crises deste tempo são as que mais cresceram a audiencia neste tempo.

 

Precisamos entender que todas as vezes que Jesus liberava uma palavra, Ele fazia isso de uma maneira diferente de todas as outras pessoas:

 

Mt 7:28 Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina.

 

Sempre que Jesus liberava uma palavra, essa palavra era acompanhada de autoridade. Todas as vezes as pessoas que ouviam a palavra de Jesus, elas tinham somente duas reações:

            - Ou ficavam maravilhadas

            - Ou rejeitavam a palavra.

 

Porque isso acontecia? Porque toda a palavra liberada possuía autoridade, não eram apenas palavras lançadas ao vento.

 

Quero te dar alguns exemplos desta autoridade liberada através das palavras de Jesus:

- O primeiro sinal foi criar vinho (João 2). O primeiro milagre de Jesus foi produzir alegria onde ele estava.

- O centurião. Basta uma palavra. Isso é grande fé. (Mt 8:5-13)

- Meramente com a palavra, expulsava demônios porque tem autoridade. (Mateus 8:16,17)

- O vale de ossos secos. (Ezequiel 37:1-10)

Deus perguntou para o profeta se aqueles ossos poderiam voltar a ter vida. Era tanta morte que o profeta não teve coragem de responder, ele disse: “tu o sabes”.

O que foi que Deus pediu para Ezequiel fazer? Jejuar? Conhecer toda a escritura? Deus pediu para que ele liberasse a palavra: profetiza!

A transformação foi instantânea? Não... foi um processo. (v7,8 enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. 8 Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito.)

Mas no final ainda faltava o Espírito dentro daquelas pessoas, então Deus pediu que o profeta liberasse um palavra para que o Espírito soprasse sobre aquelas pessoas. (v10 10 Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.)

 

Qual foi o resultado deste processo? A palavra gerou vida para um propósito: Um exército poderoso!!!.

 

Nunca se esqueça que existe poder e vida na palavra de Jesus. E você sabe onde Jesus está hoje? Em você!

 

E qual será a maneira dessa palavra ser liberada e produzir vida neste tempo? Através da sua boca. Use a sua boca para que a palavra de Deus seja liberada.

 

O problema é que a boca fala do que o coração está cheio. Então pare de se encher com as coisas deste mundo e começe a se alimentar da palavra e da vida do Senhor e a consequencia disso serão palavras de vida fluindo através da sua vida.

 

 

Conclusão

 

O que vamos fazer nesse contexto de vale de ossos secos?

- Criar, abençoar e comunicar com autoridade.

 

Você deseja que a sua boca seja um canal de vida da parte de Deus?

 

Então eu quero orar pela sua vida. (Peça para cada pessoa tocas na sua boca e ore abençoando as palavras que irão sair da boca de cada uma delas).

 

Gostaria ainda de orar por algumas coisas importantes:

 

- Fomos convocados pelo nosso presidente para jejuarmos e abençoarmos a nossa nação. Nunca houve em nossa história até hoje um presidente que pediu para que todas as igrejas orassem pela nação. Eu gostaria de pedir algo importante que a palavra de Deus nos ensina a pedir: sabedoria. Nosso pais é muito grande e possui muitas diferentes situações. Salomão pediu sabedoria e Deus disse que daria todas as outras coisas juntamente com a sabedoria.

 

- Orar por Salvação.

- Orar por Todos os dizimistas e ofertantes

 

*** Momento dos dízimos e ofertas

Existe uma promessa: Deus irá multiplicar a sua sementeira. 2Co 9:6-11 6 E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. 7 Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. 8 Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, 9 como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre. 10 Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, 11 enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus.

 

*** Encerrar com a Santa Ceia

Maneira indigna: achavam que era de menor importância. Participar da ceia é viver debaixo da proteção do Senhor, é vida para nós. “Eu faço parte do corpo de Cristo, nenhum mau pode tocar em minha vida”.

 

Encerrar orando abençoando as familias, para que a palavra alcance o objetivo pelo qual foi liberada e guardando a vida de cada pessoa dos males deste tempo.

 

Orar encerrando o jejum 21 dias

 

 

De seu irmão em Cristo, Pr Wilson Oliveira da Silva em 05 de abril do ano 2020 depois que Cristo partiu. Alegro-me de ter tanto tempo que Ele partiu, pois isso significa que, hoje, está mais perto Dele voltar.

 

Transcrito por Pr. Roberto Felizardo