O que Nos Mantem Firmados em Tempos de Tribulação
Alvo da Palavra: A pessoa precisa entender que durante o decorrer da caminhada com Cristo, adversidades irão bater a sua porta. A maioria das pessoas sucumbe no meio do caminho e não completa a carreira. 3 coisas são muito importantes para não desanimar e parar no meio do caminho: Manter Uma visão Certa; Manter uma fé certa e Manter-se cheio da Vida de Deus.
Tenho visto ao longo destes anos muitas pessoas parando no meio do caminho ou desanimando com as adversidades que encontram durante o percurso.
As adversidades são situações que não podemos evitar em nossa vida, na verdade o Senhor já nos alertou que elas existiriam: Jo 16:33 “33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”
Agora a maneira como nos posicionamos será fundamental para atravessarmos os tempos de adversidade e permanecermos firmados naquilo que o Senhor nos confiou.
Creio que somente existe uma maneira de permanecermos firmados naquilo que o Senhor nos chamou a fazer: é seguindo o exemplo do próprio Jesus durante o seu ministério.
- Ter a Visão Certa
Lc 11:34 “34 São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas.”
A palavra afirma que os nossos olhos tem o poder de influenciar todo o nosso corpo, ou seja, a maneira que enxergamos algo determinará a forma como reagiremos as situações.
Muitos acabam olhando as coisas espirituais de maneira natural e por isso não conseguem permanecer até o final.
Jesus nunca fez isso, a visão dEle sempre foi uma visão espiritual. Ele sempre enxergou todas as coisas com os olhos do Pai.
Ter a Visão Certa aposta para o rumo que estamos seguindo. Para aqueles que desejam servir ao Senhor, o único rumo que deveriam ter é o Reino de Deus. Tudo que fazemos precisa estar alinhado com o Reino de Deus.
- Ter a Fé Correta
Marcos 11:22-24 “Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; 23porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. 24Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. ”
A fé do tipo de Deus, é crer da maneira correta. Crer como o próprio Senhor crê.
Já percebeu que muitos ficam tentando ajustar a sua fé naquilo que elas desejam ou esperam? Isso não é certo. Na verdade devemos é ajustar aquilo que desejamos e esperamos na Fé do Tipo de Deus.
A fé correta move montanhas
A fé correta nunca muda
A fé correta vai até o final
A fé correta não se altera pelas circunstâncias
A obra de Deus somente é possível de ser vivida se tivermos a fé correta e andarmos sobre ela.
- Manter-se Cheio da Vida de Deus
Efésios 5:18-21 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
Uma grande fantasia entre os líderes evangélicos é a idéia de que podemos ensinar o padrão da Palavra de Deus para as pessoas do mundo. Eles presumem que se as pessoas aprendessem esse padrão superior de vida elas seriam espontaneamente transformadas em possoas moralmente mais corretas. Mas isso, evidentemente é impossível. Não adianta ensinar a Palavra de Deus para quem não nasceu de novo.
No dia em que você creu no Senhor Jesus e o reconheceu como Senhor da sua vida, o Espírito de Deus, que é o próprio Deus, entrou dentro de você. Hoje ele é residente em você. Ele fala consigo no seu dia-a-dia e desperta em você fome e sede pelas coisas de Deus. Ele é o suprimento de Deus para todas as suas necessidades. Não importa qual seja a sua necessidade, o Espírito Santo é o suprimento de Deus.
Você nunca poderá estar mais perto de Deus do que já está agora, porque o seu espírito foi unido ao Espírito Santo de Deus. Você tinha uma série de problemas, mas o Senhor Jesus veio e injetou em você a provisão completa.
Seja completamente cheio do Espírito
A orientação é para que sejamos cheios do Espírito. Evidentemente há uma diferença entre ter o Espírito residente em nós e sermos cheios do Espírito. Quem está cheio do Espírito nunca é deprimido, mas está cheio de uma alegria contagiante que vem do interior. Quando você é cheio vem a ousadia, a desenvoltura, acaba-se a timidez. Quem é cheio do Espírito não se importa com a platéia, mas fala na ousadia do Senhor.
Quem está cheio do Espírito perde um pouco daquele senso do ridículo. Ele não fica tão preocupado em seguir certos padrões de comportamento que o impedem de fluir na presença de Deus. Gente cheia do Espírito tem a face resplandecente de vida, mas aquele que é vazio possui os olhos embaçados. Todas essas são semelhanças com o enchimento de vinho, mas as semelhanças cessam aqui. Para além das semelhanças os contrastes são ainda mais nítidos. Vamos enumerar algumas diferenças.
A vida cheia do Espírito é controlada e cheia de ordenação. Quanto mais alguém é cheio do Espírito, mais ele tem domínio próprio.
A vida cheia do Espírito é uma vida produtiva; Deus deu dons ao homem: a capacidade de pensar, de raciocinar, de compreender e de ter equilíbrio. Ela multiplica, conserva, edifica e aumenta o que temos. É uma vida que enriquece.
A vida cheia do Espírito é uma vida de alegria, o Espírito enche de vida e poder. Na verdade qualquer estratégia natural sempre esgota o crente, mas aquele que serve pelo Espírito nunca se sente esgotado.
A vida cheia do Espírito afeta o homem inteiro e profundamente, o Espírito nos dá realidade e nos eleva para níveis superiores porque nos leva a sermos parecidos com Deus.
A vida cheia do Espírito é uma vida feliz, Paulo nos mostra que há uma maneira de sermos permanentemente felizes: sendo cheios do Espírito.
A vida cheia do Espírito é uma vida de comunhão, o crente cheio do Espírito ama a comunhão dos irmãos. Aquele que está cheio do Espírito tem amor, interesse pelos outros, desejo de ajudar, de servir e ama o desfrutar da alegria do Espírito no meio da comunhão.
Então seja cheio do Espírito Santo!
Continue sendo cheio do Espírito Santo
A expressão usada no original é: enchei-vos continuamente do Espírito. Encham-se e continuem se enchendo.
Todo crente precisa ser batizado no Espírito Santo e depois deve continuar se enchendo continuamente do Espírito. Todavia eventualmente teremos enchimentos especiais para propósitos especiais.
Precisamos também lembrar que o Espírito Santo não é uma coisa, mas uma pessoa. Assim como encher-se de álcool é colocar-se sob a sua influência, ser cheio do Espírito é estar debaixo da influência do Espírito. Aquele que está sob influência do vinho não pode mais controlar-se, o mesmo acontece com aquele que está cheio do Espírito, ele é controlado pelo Espírito.