OUVIR A VOZ DE JESUS NOS PÕE EM MOVIMENTO

Escrito em 08/11/2020
videirasuzanosp


 

“Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo; era este uma gruta a cuja entrada tinham posto uma pedra.
Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias.
Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?
Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste.
Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.
E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!
Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.
Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que fizera Jesus, creram nele.
Outros, porém, foram ter com os fariseus e lhes contaram dos feitos que Jesus realizara.”
(João 11.38-46)

 

Aqui temos a história de alguém próximo a Jesus. A bíblia faz questão de demonstrar o que Jesus sentia em relação a seu amigo que estava morto: Ele chorou (Verso 35), mas seu sentimento não se limita a lágrimas, mas a inquietação em si mesmo (Verso 38).

Muitos de nós não entendemos o porquê estamos passando por algo ou por que passamos por determinadas situações em nossas vidas e, além disso, não entendemos o porquê nossa liderança não entra em determinadas situações de forma a poupar as pessoas em uma situação adversa.

Para melhor compreensão, vamos focar nessa situação de Lázaro e o que fez a diferença.

 

1 – DEUS ESTÁ SEMPRE NO CONTROLE DE TUDO

Jesus recebeu a notícia de que Lázaro estava doente (Verso 03 e 04) e deixou claro que aquela situação não era para a morte, mas para a vida. Mesmo recebendo a notícia, Ele não deixou de fazer o que estava fazendo, não clamou pela cura, muito menos liberou algo da parte de Deus em prol de seu amigo.

Entenda: “Quando se há um preço a pagar e você o impede, essa conta não deixa de ser paga, ela apenas muda e outro será cobrado.”

Jesus estava em uma jornada que nem aqueles que estavam ao seu lado entendiam. Veja que no verso 11, quando Jesus decide voltar, Ele declara: “isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo.”

Jesus não vê como nós vemos. Ele não se limita à situação pelos olhos naturais.

Você pode ver morte, pode não ver saída, pode não entender nada, mas Jesus está ao seu lado através do Espírito para lhe mostrar a verdadeira situação.

Seja qual for a situação, ela não é para morte, mas é para a vida.

 

            2 - NÃO VIVA PELO QUE VOCÊ OUVE, MAS POR SUA CONVICÇÃO EM DEUS

                Jesus, desde o momento em que recebeu a notícias, tinha muitos em sua volta que já estavam com suas opiniões formadas, mas Jesus enxerga mais.

Jesus estava tão certo que quando disse que Lázaro estava dormindo os discípulos não entenderam. Em muitos momentos de sua vida, quando você está alinhado com o Senhor, quando você expressar o Espírito Santo nem mesmo seus irmãos na fé irão compreender. Por isso, não viva pelo que você ouve.

No verso 15, Jesus se alegra de não estar junto de Lázaro ou até mesmo na cidade, para não dizerem que aquele milagre estava combinado de alguma forma. Mesmo Jesus tendo a confirmação da morte de seu amigo, Ele não mudou sua rota, não mudou seus compromissos e nem ao menos parou para lamentar. Ele prosseguiu firme e forte, em nenhum momento se abalou, porque tudo tem seu momento certo e adequado.

 

                3 – NÃO ESPERE JESUS TER COM VOCÊ, VÁ ATÉ ELE

                Muitos vivem uma visão do inferno achando que líderes e pastores precisam estar correndo atrás deles em todo tempo. Jesus, mesmo com todo seu amor à Lázaro não o poupou de passar pela morte, não poupou Marta e Maria de passarem pelo luto. Mas, quando Jesus chegou na cidade, Marta correu até Jesus para falar com ele.

LEIA CORRETAMENTE: MARTA CORRE ATÉ JESUS e não Jesus até Marta. Quem estava em Luto? Quem estava triste e abatida? Em um velório, normalmente somos nós que vamos até o enlutado, mas aqui vemos Marta indo até Jesus e, apesar da sua fala, ela ouve Jesus e segue Suas instruções.

JESUS NÃO FOI ATÉ MARIA, mas mandou chamá-la e MARIA foi até Jesus. A bíblia relata que Jesus, vendo a situação de Maria, se comoveu, mas ainda assim não deixou de realizar a vontade de Deus.

                Não somos e nunca seremos homens e mulheres de ferro. Jesus entrou naquela atmosfera de luto, se comoveu e chorou. Mesmo com tudo isso acontecendo em sua volta Ele não deixou de ser quem era.

Larga hoje de MIMIMI e assuma quem voce é. O momento é difícil, o momento é de dor, ENTÃO CHORE, SE EMOCIONE, LAMENTE, mas não fique parado. Mesmo em um momento turbulento de sentimentos Jesus não mudou sua rota, que era ir ao túmulo.

 

                4 – FAÇA A SUA PARTE QUE JESUS FAZ A DELE.

Enfim Jesus chegou ao túmulo. Venceu os sentimentos, suportou os questionamentos e foi para o seu alvo: ressuscitar Lázaro. Chegando lá, Ele manda tirar a pedra.

Quantas vezes Deus manda tirarmos a pedra e colocamos empecilho? Vemos a história de Marta: ainda que ela tivesse razão, Deus não trabalha com a razão humana. Antes de Jesus interceder, Ele mandou retirar a pedra.

Sabe por que sua vida não muda? Porque Deus mandou você retirar a pedra e voce está preocupado com coisas secundárias.

Somente faça o que Jesus ordenou e não atrapalhe.

 

5 – O MILAGRE VEM COM A ATITUDE CORRETA ATRAVÉS DA VOZ CORRETA

Após tirarem a pedra Jesus clama a Deus, não com súplicas ou um clamor eloquente, mas de uma forma bem simples (verso 42). Após o caminho estar livre, Jesus fala com Deus e, após um breve momento de palavras, Ele inicia o milagre. Contudo, antes do milagre, os presentes ali precisaram ouvir a VOZ CORRETA.

A voz correta, quando ouvida e atendida, gera um milagre em nossas vidas. A voz correta abre um caminho para o milagre. A voz correta vem da nossa liderança.

Mas tudo o que Jesus fez ainda precisava ser finalizado. O milagre precisava ocorrer porque Ele já havia declarado quando disse que a situação era para vida e não para morte. Foi então que Jesus, frente à porta, chamou Lázaro. Perceba que JESUS NÃO VAI ATÉ LÁZARO, ELE NÃO TOCA EM LÁZARO. ELE SOLTA LÁZARO, ELE CHAMA! Somente isso! ELE SIMPLESMENTE GRITA: LÁZARO, VENHA PARA FORA!

Mas uma visão do inferno tem se instalado no meio do igreja, onde os líderes e Pastores devem estar o tempo à disposição para ir onde está seu liderado ou ovelha e, quando isso não ocorre, o liderado se acha no direito de declarar que os líderes não servem.

Perceba que nos versos anteriores fica nítido e bem declarado que Jesus amava essa família, Jesus chorou quando viu de fato a situação, mas Ele não deixou de ser a AUTORIDADE (verso 27).

Marta declara que Jesus é o filho de Deus e por isso ela confiava na sua decisão e postura. Vemos então que após Jesus chamar Lázaro ele se levanta. Mesmo atado ele se levantou, mesmo com dificuldades ele se levantou e somente após de se achegar a Jesus foi que Jesus mandou desatá-lo e deixá-lo ir.

QUANDO VOCÊ OUVE A VOZ CORRETA, VOCÊ NÃO SE LIMITA ÀS DIFICULDADES. VOCÊ SE LEVANTA E VAI, PORQUE QUANDO ALCANÇAR JESUS, ELE IRÁ LIBERTÁ-LO.


Ouvir a Voz de Jesus nos põem em movimento