Mateus 14.22-33
“22 Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. 23 E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. 24 entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25 Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. 26 E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. 27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! 28 Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. 29 E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. 30 reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! 31 E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? 32 subindo ambos para o barco, cessou o vento. 33 E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!”
Esse texto é muito especial, porque retrata um momento no ministério de Jesus em que ele levou os seus discípulos a outro nível de fé. Na verdade, todas as ações de Jesus eram didáticas. Tudo o que ele fazia, ele o fazia propositadamente com o objetivo de ensinar algo aos seus discípulos. E Jesus queira leva-los a avançar em fé.
E o texto começa dizendo que Jesus compeliu os seus discípulos a atravessarem para o outro lado:
v 1) forçar, compelir, empurrar para, obrigar 1a) pela força, ameaças, etc. 1b) por força de contrato, petição, etc. 1c) por outros meios
Provavelmente os discípulos queriam ficar do lado de cá que representava a zona de conforto e Jesus queria leva-los a novas experiências de fé.
Então era um momento de transição, de mudança de nível, de promoção espiritual. O Senhor queria leva-los a experiências ainda maiores.
Assim como os discípulos, nós também precisamos avançar em fé. Precisamos ativar a fé que há dentro de nós para grandes conquistas.
Portanto, quero compartilhar sobre sete maneiras de ativar a fé para conquistas:
1. OUSE ACREDITAR NA PALAVRA DO SENHOR(Vv.25-29)
Todos os discípulos ficaram aterrorizados com a presença de Jesus andando sobre as águas por volta das 3h da manhã.
Pedro foi o único que pediu para ir ter com o Mestre.” Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas.”
Você pode falar o que quiser de Pedro, mas ele foi o único que saiu do barco. E porque Pedro saiu do barco? Porque ele tinha uma palavra do Senhor. Observe o verso 29: “E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus.”
Pedro só saiu do barco porque ele ousou acreditar na palavra do Senhor: “Vem”. Da mesma forma que ele só afundou, quando deixou de crê na palavra e passou a olhar na força do vento.
Nós precisamos ousar crê mais na Palavra de Deus. Nós estamos envolvidos em uma obra espiritual. E a igreja tem a bênção do Senhor. A igreja é um projeto feito para dar certo porque vem debaixo da bênção de Deus.
A igreja nasceu em Mateus 16 e foi inaugurada em Atos 2 com a promessa de vitória, de expansão e de multiplicação. Nós não estamos fazendo um experimento que pode ou não dar certo. A igreja já nasceu destinada a se estabelecer, prosperar e conquistar.
Mateus 16.18 “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”
Uma chave para você avançar em tempos de crises é você ter a convicção de que recebeu uma palavra do Senhor para fazer o que você está fazendo. Você tem uma palavra de Deus para sua vida?
Você tem uma Palavra de Deus para estar onde você está? Você tem uma palavra de Deus para fazer o que você está fazendo?
Então ande sobre essa Palavra. Porque Pedro não andou sobre as águas, ele andou sobre a Palavra que ele recebeu do Senhor!
2. VISUALIZE OS SEU SONHOS:
Coloque uma imagem diante dos seus olhos. Se você não consegue enxergar seu futuro, você não vai chegar.
Antes de andar sobre as águas, Pedro enxergou-se andando como Jesus. Ele visualizou vivenciando aquela experiência.
O Pr. Paul Y.Choo afirma em um dos seus livros: “aquilo que você não consegue enxergar você jamais irá conquistar”.
Só quem teve a visão é que persevera. Os demais vão no agito do barulho do outro que persegue seu ideal. Mas só aquele que tem a clareza de seus objetivos continua perseverante, sem desanimar.
Se você não tem uma visão clara do que Deus vai fazer em sua vida e através da sua vida você vai desanimar rapidamente. Se você não tiver uma visão clara das promessas de Deus para Sua igreja, você será tentado a pensar que seu ministério vai acabar, que a igreja vai fechar as portas e que você não irá sobreviver à crise.
Precisamos ter uma visão clara da obra de Deus, do nosso chamado ministerial e das promessas de Deus para igreja.
Por isso, antes de fazer qualquer coisa é preciso ter uma visão de Deus para sua vida.
3. PROCLAME SEUS ALVOS PUBLICAMENTE:
Se você não falar com convicção ninguém vai acreditar. Nós somos da fé e os da fé falam antes de acontecer.
II Coríntios 4.13
“Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos.”
Falar antes de acontecer é fé. Falar depois é apenas uma constatação. Quem crê de verdade, abre a boca e fala o que Deus vai fazer antes mesmo de acontecer. Quem espera acontecer para falar, ainda vive no nível natural, nível apenas da alma.
Nós precisamos de uma geração cheia de fé, quem tem o DNA de Deus. Gente que abre a boca e fala com convicção das promessas de Deus, que chama a existência as coisas que não são como se já fossem.
Se cremos que Deus vai fazer, temos que abrir a boca e proclamar. Proclame o êxito do seu ministério, proclame a abertura de novas células, proclame os milagres de Deus acontecendo. Proclame um novo tempo em sua vida e em sua liderança!
Precisamos emprestar os nossos lábios a Deus e nos tornarmos canal de bênção na vida de outras pessoas.
Em tempos que a mídia e as pessoas só falam de perspectivas negativas, seja você uma boca profética para ativar os planos de Deus na terra!
4. NÃO FALE NADA CONTRÁRIO A SUA CONFISSÃO ANTERIOR:
Mantenha firme a sua confissão. Uma vez que você recebeu uma palavra de fé, não misture com a palavra de dúvida. Mantenha a constância da fé através de seus lábios.
Hebreus 10.23 “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.”
É muito importante lembrar que essa confissão, não é a mera repetição dos meus pensamentos ou dos desejos do meu coração. Nossas palavras de fato não têm o poder de mudar a realidade, mas a confissão da Palavra de Deus tem o poder de chamar à existência as coisas que ainda não existem.
Portanto a confissão que devemos guardar firmes é a confissão das realidades espirituais. Assim quando você ouvir nos telejornais estatísticas da crise, não baseia a sua fé no noticiário que diz que todos sofrerão com a crise, mas confesse o Salmo 91 que diz: “Cairão mil ao teu lado e dez mil à tua direita mas tu não serás atingido”.
Esse é um princípio que muitos ignoram que quando você faz uma confissão de fé seguida de uma confissão de incredulidade, o resultado será incredulidade. E quem dúvida não recebe nada do Senhor.
Tiago 1.6
“Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.”
A onda do mar começa grande, mas quando chega na praia é só espuma. Por isso, é importante manter firme a nossa confissão. Porque se você falar que vai acontecer primeiro e depois você falar que não vai, o que acontecerá em sua vida é o que você falou por último.
Em tempos de crise, as palavras que vão sair dos seus lábios quando você estiver diante do seu povo, podem gerar vida ou morte no seu ministério.
Se você não tiver nenhuma palavra boa para liberar, fique quieto e não fale nada.
5. VOCÊ SEMPRE ATRAI AQUILO QUE VOCÊ ACREDITA:
Você sempre atrai o que você acredita. E como a gente sabe no que é que uma pessoa acredita? É só observar as suas palavras.
Jesus disse que a boca fala do que o coração está cheio. Se seu coração estiver cheio de fé, quando você abrir a sua bia sairão palavras de fé. Se seu coração estiver cheio de incredulidade quando você abrir a sua boca sairão palavras de incredulidade.
E aquilo que você fala continuamente será exatamente o que você experimentará em sua vida.
Pergunte às pessoas que compraram o seu primeiro carro, se o primeiro carro que elas tiveram não foi exatamente o carro que elas vivam falando que iria ter: “Eu vou comprar um golzinho branco”. Quem falava isso, que carro você acha que comprou? Um golzinho branco.
Olhe para a sua vida e veja se o que você está vivendo hoje não é fruto de coisas que você falou muitas vezes no passado. O lugar que você mora, o carro que você dirige, o trabalho que você tem, a igreja que você pastoreia, tudo foi atraído pelas palavras que saiam de sua boca.
Porque seus olhos encontram o que os seus lábios declaram. Você poderá constatar isso, na experiência de muitas pessoas em relação a compra de um determinado carro. Enquanto elas não pensavam em comprar aquele carro, elas não percebiam aquela marca ou modelo. Mas no dia que ela começa a falar em comprar um determinado tipo de carro, todas as vezes que ela sai à rua, passam centenas de carros diante dela, mas seus olhos encontram facilmente o carro que eles está pretendendo comprar.
Se você ficar falando de crise, de dificuldade, de portas fechadas, de falta de recursos, tudo o que você terá na sua vida será crise, dificuldades, portas fechadas e falta de recursos. Assim como a história daquele vendedor de cachorro-quente e a crise.
Você vai comer sempre do fruto dos seus lábios. Como diz Provérbios 18.20 : “Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz.”
Olhe para sua vida e veja se as realidades que você está vivendo hoje, não são fruto de coisas que você falava no passado?
Acredite que mesmo no meio da crise e das dificuldades, Deus pode prosperar o seu povo! E ao invés de replicar o que todos estão dizendo, levante-se e proclame que que mesmo em tempos de dificuldades, há um Deus que cuida de nós.
Como alguém já falou: “Na crise uns choram e outros vendem lenço”. Posicione-se! E Vamos vender lenço juntos! Ou seja, vamos aproveitar esse momento para desafiar a fé do nosso povo a crê e depender mais de Deus.
6. A FÉ SEM OBRAS É MORTA:
Se você diz que crê em algo, suas obras devem ser coerentes com aquilo que você diz crer. Porque a fé não é emoção. A Fé não é blá, blá, blá. A fé é uma forte convicção interna que é externada por nossas ações.
Se você acredita que vai crescer comece a prepara sua estrutura para receber mais gente. Porque a fé teórica que não possui obras mortas é uma fé morta:
Tiago 2:17,18 “17 Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
18 Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.
Tiago 2:26 Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.”
De acordo com Tiago, a Evidência da fé são as obras. Portanto, deve haver uma coerência entre o que cremos, o que falamos e o que fazemos.
Ou como Martinho Lutero costumava dizer: “Ore como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse somente de você”.
Ou seja, se você está no meio de uma crise financeira, creia de todo o seu coração na provisão de Deus. Mas não fique parado. Ponha-se em movimento. Comece a agir. Faça um levantamento em sua tesouraria, faça controle de dizimistas, desafie novos irmãos a se comprometerem financeiramente com a igreja. Trabalhe para ganhar novas pessoas. Porque certamente a provisão de Deus virá sobre o seu ministério através daqueles que estão lá com você.
7. DECIDA CRESCER NA FÉ:
Certa vez os discípulos pediram a Jesus: “Senhor, aumenta-nos a fé” (Lc.17.15). Você pode crescer em fé. Mas você precisa decidir operar com um novo nível de fé
Isso significa que todos nós podemos crescer em fé, em ousadia, eu autoridade. Tem uma hora em nossa vida, que precisamos decidir mudar de nível da nossa fé e operar no nível em que Deus nos chamou para andar.
A pior coisa que pode acontecer na vida cristã, é quando sua fé não é coerente ou equivalente aos desafios que Deus está colocando diante de você. E como eu posso saber que Deus está requerendo de mim uma fé mais forte, mais ousada e mais consistente? Avaliamos isso, pelo tamanho do desafio que é colocado diante de nós. Existe uma fé para enfrentar o leão, outra para o desafio do urso e outra para confrontar Golias.
É como em vídeo game, quando você muda de fase, você adquire novas habilidades e mais força.
Quando você muda de posição e opera com a fé antiga aquela fé não sustenta o seu ministério, sua liderança e os desafios da sua vida.
É como um jovem solteiro. Muitas vezes ele precisa de fé para ir numa pizzaria, sair com os colegas, comprar um tênis de marca. Mas quando esse jovem se casa, ele precisa ter fé para sustentar uma família, para criar filhos, para dar segurança à sua casa.
A fé que operava em você quando você era líder de célula fica obsoleta quando você se torna discipulador. A fé que você tinha para ser discipulador não é suficiente para os desafios de um obreiro ou pastor. Você precisa operar num novo nível de fé.
Eu penso que muitos líderes bem sucedidos numa igreja local, quando são colocados à frente de uma igreja, esbarram nesse problema. Porque sua nova posição exige um novo nível de fé e ousadia, e eles continuam operando com uma fé obsoleta, anacrônica e bolorenta, que funcionou bem para liderar uma célula, mas que não funciona diante dos desafios que uma igreja local apresenta. Uma fé que funcionava bem para receber de uma empresa no final do mês, masque não funciona para gerar o seu próprio sustento ou para pagar o salário de outros. Esse é um dos motivos, pelos quais muitos que são enviados não prosperam na obra.
Deus está chamando você para assumir uma nova postura hoje, e abraçar desafios maiores! Quando Deus mudou você de posição ele colocou à sua disposição dons e capacitações novas. E você precisa posicionar-se para assumir uma nova postura diante dos desafios que estão diante de você.
Conclusão:
Nós nunca conheceremos o nosso potencial a menos que estejamos dispostos a "andar sobre as águas", a sair do barco e confiar no Senhor. Momentos difíceis passam, pessoas de fé permanecem!
/Seja qual for a sua situação ou circunstância, Deus pode transformar sua vida e ajudá-lo a avançar espiritualmente, se você estiver disposto a sair do barco para andar sobre a Palavra do Senhor.
Você tem convicção de que recebeu uma palavra de Deus para sua vida e para o seu ministério? Você tem uma visão clara de onde Deus está levando você? Você tem guardado firme a confissão da sua fé? Você crê que nos momentos de turbulência você será guardado pelo Senhor? Você está disposto a assumir um novo nível de fé e ousadia, equivalente aos desafios que o Senhor tem proposta para sua vida?
Então, levante-se e posicione-se!