FOGO, PODER E UNÇÃO
Vivemos em tempo em que o nosso evangelho genuíno vem sendo deturpado de várias maneiras, a ponto de vermos coisas birraras em nosso meio, como já disse em momentos anteriores situações onde basta, você colocar a palavra gospel e parece que tudo se torna justificável, um exemplo disso é o dia 12 de Junho, onde tivemos a comemoração do dia dos namorados, mas como surgiu?
Nos Estados Unidos e na Europa, comemora-se todo dia 14 de fevereiro o dia de São Valentim. Ele era um bispo da Igreja Católica que foi executado depois de ter se apaixonado pela filha do carcereiro, no século II. Ele escrevia para ela muitas cartas de amor e assinava sempre: do seu namorado, do seu Valentim. Por isso, o costume de enviar cartas para amigas, amigos e namoradas e namorados neste dia. No Brasil, a data foi criada com o intuito de fazer com que as pessoas comprassem mais presentes. O dia escolhido foi o 12 de junho, véspera do dia dedicado ao Santo Antônio, o santo casamenteiro, segundo a crença popular.
Mas se vivemos neste mundo como faremos para viver sem fazer parte de tais momentos? como ter uma vida com Deus sem ser contaminado por ele? A resposta é bem simples, precisamos destes 3 itens, fogo, poder e unção, vamos ver cada um deles.
FOGO : fogo representa na bíblia purificação, quando se quer purificar o ouro precisamos elevar ele a uma temperatura de mais de 1.000 ºC, através do fogo, ou seja, Deus é quem nos purifica, o fogo no velho testamento foi demonstrados em vários momentos como o poder de Deus perante outros, como Elias contra os profeta de Baal, uma coluna de fogo que guiava o povo pelo Deserto, mas quando olhamos para o novo testamento, notamos que saímos da parte física do fogo, ou seja, aquilo que podemos ver, para algo que exige mais de nós, o fogo passa a ser algo em nosso espirito.
Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.
Mateus 3:11
Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.
Atos dos Apóstolos 2:1-4
Poder: só há um todo-poderoso entre os céus e a Terra o nosso Deus, poderoso de diversas maneiras, mas sempre com um intuito de levar o homem a um entendimento de que ele era Deus, sempre mostrando para o homem que bastava tão somente uma palavra sua e tudo mudaria, como ouvimos recentemente no caso de gideão, Elias e Eliseu, até a morte de Cristo o poder de Deus era centralizado somente Nele, ele mandava o homem obedecia e assim acontecia a demonstração do seu Poder, podemos ainda deixar como exemplo Moises perante Faraó quando Deus lhe manda dizer sobre as 10 pragas, mas quando Jesus Cristo morre por sacrifício na cruz isso muda, Jesus começa a ensinar os seus discípulos que o poder que Deus estava nele e poderia ser transferido, com isso o que Jesus fazia, os seus discípulo também poderiam fazer, mas isso dependeria da sua Fé.
Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os envia de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir – Lucas 10:01
Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará danos. Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus. – Lucas 10:17-20
Unção - Na Bíblia unção significa consagração. No Antigo Testamento, pessoas e objetos eram ungidos com óleo para serem dedicados a um trabalho especial. Jesus é o Ungido de Deus, consagrado para Deus e escolhido para nos salvar de nossos pecados. Messias (hebraico) e Cristo (grego) significam "Ungido". Em Jesus, todo crente é ungido para servir a Deus. Agora nossas vidas são dedicadas a Deus, pelo poder do Espírito Santo. Pertencemos a Deus e somos chamados a fazer sua vontade. Deus protege e cuida de seus ungidos.
Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.
2 Coríntios 1:21-22