João 14:11-12 11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. 12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.
A palavra do Senhor nos ensina também a contar os nossos dias para que possamos alcançar um coração sábio (Sl 90:12).
No texto que lemos, o Senhor nos diz que faremos as obras de Jesus e obras maiores que Ele fez, então, é importante sempre avaliarmos as obras que estamos edificando, nosso desempenho, nossas conquistas. O Senhor diz que faremos obras maiores, e isso deve ser objeto de nossa avaliação.
O Senhor nos ensina como realizar obras maiores. O Senhor nos estimula a conquistar coisas maiores o tempo todo!
Para fazermos obras maiores, precisamos entender dois princípios que Jesus disse nesse versículo: crer e junto.
O princípio do CRER, ou seja, da fé, depende da palavra que eu e você se alimenta. Usando como exemplo uma colmeia de abelhas, o DNA da abelha rainha e demais abelhas é o mesmo, a abelha rainha é a única que se multiplica, as operárias não. A abelha rainha é bem maior que as demais e ela vive em torno de 5 anos. As abelhas operárias vivem cerca de 2 meses.
Se a abelha rainha tem o mesmo DNA das demais, o que acontece que ela se tornou totalmente diferente das demais? A resposta é: o tipo da alimentação. A abelha rainha se alimenta da geleia real e as operárias, de mel. O tipo de alimento tornou aquela abelha, diferente de todas. Maior, fecunda, é líder de toda aquela colmeia, com longevidade muito maior.
Importante você perceber isso: seu tipo de alimento te levará a ter fé e fazer obras maiores.
Vamos ler o texto...
Gênesis 1:26-30 26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. 29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. 30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.
Deus abençoou o homem com o poder de ser fecundo e se multiplicar, e no versos 29 e 30, Deus diz o tipo de alimento que o homem deveria comer para realizar obras como a que a Deus realiza, e maiores. Deus disse que o homem deveria comer ervas e frutos que tinham sementes.
Ervas e frutos que tem sementes apontam para um valor poderoso. A semente contém o poder da vida dentro dela, então, o homem deveria comer do que contém a vida. Agora veja...
Gênesis 3:17-18 17 E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. 18 Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo.
Penso eu que, Adão e Eva deveriam ter comido da arvore da vida que estava no jardim, o que não aconteceu e eles acabaram pecando. A consequência disto foi que a dieta do homem mudou, agora ele comeria da erva do campo. Importante entender isso.
A palavra campo (sadeh no hebraico) é a mesma palavra que selváticos do texto de Gn 1:3.
Gênesis 3:1 1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
Ouça, não comer da árvore da vida, das ervas e frutos que contém sementes, que contém vida, levou eles a se alimentarem daquilo que é maligno, que não é bom. Por isso, eles desviaram do propósito divino de Deus.
Qual foi o alimento da serpente após o pecado de Adão e Eva?
Gênesis 3:14 14 Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.
Comer do pó é comer da carne, o nome foi feito do pó da terra, o pó simboliza a carne. Se alimentar as coisas da carne é o que te impede de experimentar a realização das grandes obras que Jesus tem pra você, pois, o alimento certo para te levar a crer e realizar obras maiores, é a arvore da vida.
João 1:14-17 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. 15 João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim. 16 Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. 17 Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.
Jesus diz que Ele é o pão da vida. Ele também diz que é o verbo que se fez carne e é cheio de graça é verdade. Certa vez Jesus disse aos seus discípulos que eles deveriam comer da carne e beber do seu sangue e nessa ora muitos deles o deixaram. Somente doze permaneceram, por que será? Porque eles não tinham maturidade para discernir a graça e a verdade.
Apocalipse 2:7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.
Se não comermos de Jesus, certamente comeremos da erva do campo, do pó da terra e não faremos as obras maiores que Jesus tem para nós. Para nos alimentarmos da arvore da vida, da graça e da verdade, precisamos de maturidade.
Passamos o tempo que estamos trabalhando e envolvidos com as coisas deste mundo recebendo uma comida que nos faz mal, então, precisamos nos alimentar da comida divina, nos alimentar de Jesus, a arvore da vida.
Jesus tem algo maior pra nós. Além de fazermos as obras dEle, Ele disse que faremos obras maiores. Como isso acontecerá?
Do capítulo 13 ao 17 está escrito o que Jesus tratou com seus discípulos ali na última ceia, antes de ter sido preso. A essência destes 5 capítulos é estar JUNTO. Nesses 5 capítulos Jesus fala de unidade.
Temos que entender esse princípio e vivê-lo. Temos que ter unidade com o Deus, unidade com Jesus e unidade com o Espírito Santo.
João 17:19-21 19 E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. 20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; 21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
Jesus ora pela nossa unidade! Isso é muito precioso e importante, pois tem muita gente que pensa ter unidade com Deus, com Jesus, sem ter unidade com a igreja, com os irmãos.
A igreja é o corpo de Cristo e só haverá unidade em Cristo, se o corpo estiver conectado à cabeça, isso implica que você precisa ter unidade com a igreja para ter unidade com Deus.
Irmãos, se tivermos unidade, se formos um, juntos faremos obras maiores que Jesus fez, essa é a palavra do Senhor. É a nossa unidade que nos levará a grandes conquistas.
Ninguém viverá a nova Jerusalém se não viver em unidade hoje, agora.
Ouça, só consegue viver junto, quem tem maturidade! Para obras maiores é necessário viver em unidade, e só vive em unidade quem tem maturidade, quem se alimenta do alimento certo, da arvore da vida.
Estamos chegando ao final do ano e precisamos avaliar nossa vida com a ótica da arvore da vida. A maneira como você vai avaliar o que você tem edificado e seus alvos, demonstrarão seu nível de maturidade em Deus.
Temos o hábito de apresentarmos ao Senhor no final do ano nossos agradecimentos pelo ano que passou, nossos alvos e nossas ofertas das primícias. A maneira que você faz isso demonstra se temos maturidade ou não.
Filipenses 2:5-11 5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
A unidade só se manifestará se cada um se esvaziar e só se esvazia quem tem maturidade. Se você se alimentar da arvore da vida, você não terá dificuldade para se esvaziar, para ser um!
Gálatas 5:16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
Você tem se alimentado muito da erva do campo e quer se alimentar da arvore da vida? Posso fazer algo por você. Posso orar para que você seja cheio do Espírito Santo e você andará no Espírito e jamais satisfará sua carne. Assim faremos obras maiores!